20 de setembro de 2013

Bolo Cremoso de Chocolate com Geleia de Laranja


Se eu pudesse testar uma receita de bolo de chocolate por semana, eu faria sem pestanejar. De todas as receitas, essa é sem dúvida a que eu mais gosto. Um bolinho de chocolate bem feito vai bem a qualquer hora, fato! Há alguns meses vi essa receita e fui enrolando, sempre passando outras na frente. Esse final de semana encontrei ela na minha pasta e decidi que era hora de testar!

O interessante desse bolo é que ele não leva farinha, o que é ótimo para pessoas que possuem intolerância à glutén. Além disso, ela também não tem fermento o que resulta em um bolo baixo e bem cremoso! Fiquei realmente surpresa em como a geleia de laranja harmoniza super bem com o chocolate. Saborosíssimo.

Falando em geleia, eu recomendo utilizar uma de boa qualidade. Existem algumas no mercado que são além de terem uma adição de açúcar muito alta, de lanraja mesmo não têm nada. Para essa receita usei a Queensberry, que é relativamente barata (R$10,50) e de ÓTIMA qualidade. Também gosto muito das francesas Bonne Maman e St. Dalfour, mas essas são bem mais caras!

Eu experimentei o bolo de duas formas: quente e frio. Sem dúvida, o quente ganhou em disparado. Com um pouco de geleia extra ou sorvete de creme, impossível não agradar!

Para um bolo:
  • 150g de chocolate meio-amargo
  • 150g de manteiga sem sal
  • 100g de geleia de laranja com pedaços
  • Raspas de uma laranja
  • 4 ovos grandes - gemas separadas das claras
  • 100g de açúcar
  • 1/2 colher de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 45g (ou meia xícara) de cacau em pó


Pré-aqueça o forno a 190º.

Em uma panela, leve a fogo baixo a manteiga e espere derreter. Adicione o chocolate meio-amargo picado grosseiramente e deixe que ela derreta. Adicione as raspas de uma laranja e a geleia. Misture bem até formar uma espécie de purê.

Leve a mistura a batedeira e adicione o açúcar. Bata. Adicione a colher de chá de extrato de baunilha, as gemas e bata bem. Adicione o cacau em pó e bata novamente. Separe.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Quando atingir o ponto, bata 1/3 dela com a mistura de chocolate. Depois, delicadamente, encorpore o resto das claras à mistura até formar uma massa homogênea.

Unte uma forma de fundo removível com manteiga e forre o fundo da mesma com papel manteiga. Unte o papel também. Despeje a massa e leve ao forno para assar durante 30 minutos. Você saberá que o bolo está bom quando o centro estiver firme e opaco. Lembre-se que ele deve ficar cremoso e não seco.

Sirva com geleia extra ou sorvete de creme.

Bon Appétit!

Bisous,


Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!