16 de setembro de 2013

Torre de Beterraba com Queijo Cottage


Quando eu era mais nova, adorava comer beterraba. Acho que de tanto comer, acabei enjoando. É raro, mas as vezes ainda coloco no prato. Crua nem pensar! Quente então, nem se fala. Se for para comer que seja como salada, ou então, batida no suco de laranja com cenoura.

Eis que ontem, abri a geladeira e me deparei com uma beterraba gigante. Minha mãe tinha feito as compras da semana e por algum motivo, fiquei com vontade de comer a bendita beterraba. Só que deu aquela vontade "quero comer com algo diferente", então, comecei a via sacra tentando descobrir de que jeito poderia fazê-la. Como não consigo comer beterraba crua, fiz ela no vapor. Beterraba cozida, cottage em mãos, here we go!

Minha mãe que AMA beterraba, achou sensacional. Eu que sou mais resistente, achei muito boa. Ou seja, mais uma receita aprovadíssima!

Para uma torre:
  • 1/2 beterraba (a minha era muito grande!)
  • 2 colheres de queijo cottage
  • 6 castanhas de cajú (pode ser substituída por pistache)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe a beterraba no vapor (com casca e tudo) por aproximadamente 50 minutos ou 1 hora. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da beterraba. Caso você não tenha uma cesta de bambu, é possível cozinhá-la na panela de pressão (e o tempo é igual). Eu aconselho você ir espetando a beterraba com um garfo para saber se está boa, já que algumas pessoas preferem ela mais mole e outras mais al dente.

Em um bowl (pequeno), junte o queijo cottage, as seis castanhas de caju picadas grosseiramente, uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture.

Corte a beterraba em fatias - nem muito finas e nem muito grossas - e vá intercalando com o recheio.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!