11 de outubro de 2013

E se trocar o leite do bolo de fubá pelo suco de laranja?

Sabe aquele bolinho bem fofo, sem recheio e cobertura? Aquele que tinha sempre na casa da sua avó e foi copiado descaradamente pela sua tia e mãe? O bolo com cara de vó, é aquele feito em forma redonda com furo no meio, é simples e serve para comer à qualquer momento. Tem o de coco, o de cenoura, o de laranja, o de leite... E o de fubá! De todos, talvez o mais presente na minha infância e que nunca faltava na mesa da minha avó, é o de fubá! Amarelinho, perfumado e ideal para o cafezinho.

Então, em um belo dia que estava morrendo de vontade de fazer um bolinho de fubá para o café da manhã, me dei conta que todas as receitas pediam leite. Me senti na obrigação de tentar algo diferente. E porquê não, suco de laranja?

Para um bolo:
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo*
  • 2 1/2 de farinha de fubá
  • 1 xícara de suco de laranja NATURAL
  • 150 ml de óleo
  • 1 colher de sopa de erva doce
  • 1 colher de chá de fermento em pó


*Se você quiser eliminar o glúten da receita, substitua a farinha de trigo por amido. Fica tão bom quanto!



Separe os ovos e certifique-se de que estão bons. No liquidificador bata os ovos, o suco de laranja natural, o óleo, o açúcar e a farinha de trigo. Quando a massa estiver homogênea, acrescente a farinha de fuba e bata novamente até incorporar bem todos os ingredientes.

Transfira massa para um bowl, adicione a erva doce e misture com a ajuda de um fouet. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.

Coloque para assar em forno pré-aquecido à 200º em uma forma untada e enfarinha por aproximadamente 25 minutos (lembre-se que o tempo pode variar de forno para forno).

Normalmente utilizamos um palito de dente para saber se a massa está boa. Espetamos o bolo com o palito e se ele sair seco, está pronto! No entanto, algumas pessoas acham que o bolo deve ficar bem moreninho e aí que eu digo para tomar cuidado. Se a massa assar demais, o seu bolo ficará muito seco e perderá toda a textura fofa que gostamos tanto.

Dica: Além dele puro, o bolo harmoniza super bem com geleia de laranja, goiabada cremosa e requeijão!

Bon Appétit!

Bisous, 

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!