18 de outubro de 2013

Uh la lá! Hot Dog À Francesa!



Alô, fãs de hot dog!!! Eu tenho novidade para vocês!!! 

Há três semanas atrás experimentei na casa de uma amiga um hot dog bem diferente do convencional pão + salsicha + molho de tomate + mostarda + ketchup + maionese + batata palha. Um chef preparou uma nova versão dando um pouco de sofisticação ao hot dog de rua. Apesar de ingredientes diferenciados como o molho bechamel e a mostarda de dijon, como não sou fã de hot dog, não fiquei muito animada para provar. Por incrível que pareça, na primeira mordida achei a mistura super gostosa e me senti na obrigação de reproduzir aqui em casa.

Apesar de ter uma mãe super saudável e vegetariana, meu pai veio do lado mau da força. Ou seja, adora tudo que é tipo de carne e pratos mais engordativos. Quando disse que estava pensando em reproduzir o hot dog à francesa aqui em casa, vi o brilho nos olhos e desde então, não tive mais paz!

Final de semana chegou e fui escalada para a cozinha. Data da missão: sábado a noite.

Dicas: salsicha sempre de boa qualidade, ok? Você pode ser fã da salsicha Sadia, mas para esse prato se puder ficar com a Viena da Ceratti, com certeza seu prato ficará BEM diferente. Em relação a mostarda, também de boa qualidade! Diferente dessa que estamos acostumados, a dijon é bem mais forte e ácida. Como eu gosto muito do seu sabor característico, escolho sempre de marcas conhecidas para não perdê-lo.

Para 6 hot dogs:

  • 6 salsichas Viena (marca Ceratti)
  • 6 baguetinhas (pode usar pão de hot dog comum)
  • 1 vidro de mostarda de dijon (a Maille é a minha preferida)
  • 3 colheres de cebola picada
  • 2 colheres de farinha
  • 500ml de leite
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • Sal à gosto
  • Parmesão ralado à gosto


Cubra com água uma panela, mergulhe as salsichas e deixe ferver. Quando estiver fervendo, deixe as salsichas cozinharem por cerca de 1 minuto. Gosto de repetir esse processo mais uma vez para lavar bem a salsicha e tirar ao máximo aquele corante. Mas isso vai de gosto para gosto.

Em seguida, prepare a molho. Em uma panela, derrame um fio de azeite e frite levemente a cebola picada. Quando a cebola estiver boa, adicione as duas colheres de farinha de trigo e mexa bem para fritar a farinha. Quando ela estiver moreninha, retire a panela do fogo, adicione parte do leite e mexa vigorosamente para não empolar. Volte ao fogo, adicione o restante do leite e continue mexendo com a ajuda de um fouet até engrossar. Quando o molho estiver no ponto (nem muito ralo e nem muito grosso), adicione sal, um pouco de queijo parmesão ralado e misture novamente. Retire do fogo.

Corte as baguetinhas na metade e passe mostarda de dijon em todos os lados. Não exagere, pois, a dijon é bem forte! Coloque uma salsicha em cada pão e cubra com o molho bechamel. Polvilhe parmesão ralado em cima e leve ao forno para gratinar. Eu deixei 5 minutinhos à 200º, mas esse tempo pode variar de acordo com o seu forno.
Sirva com batata palha.

Ah! E para acompanhar, uma cerveja bem gelada vai super bem, ou então, uma taça de vinho tinto!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!