8 de janeiro de 2014

Aperitivos: Burrata e Bruschetta desconstruída!



Há cerca de dois eu descobri a burrata e nunca mais larguei dela. Fomos jantar em uma pizzaria chamada Quintal do Brás (super indico) e de entrada pedimos uma burrata para petiscarmos. Foi amor à primeira mordida! Para quem não sabe o que é uma burrata, eu explico! É um queijo feito à base de mussarela de búfala e/ou (depende do fabricante) mussarela convencional  e creme de leite. A casca é "rigída" quando comparada ao seu interior, que é cremooooso. Ela tem um gosto meio azedinho - lembra quase um iogurte natural - e combina super bem com azeite, pães, torradas e vegetais frios.

Até então eu só conhecia a burrata da Balkis, que apesar de industrializada quebra um galhão! Até hoje ó encontro para vender no Pão de Açúcar do Morumbi e na Casa Santa Luzia. Em ambos os lugares sempre fico com uma dorzinha no peito na hora de comprar... O preço não ajuda nem um pouco! Ano passado, durante um passeio ao mercadão (sim, eu chamo de passeio porque acho divertido) encontrei uma da marca Vitalatte e comprei para experimentar. Achei o sabor um pouco mais suave que a da Balkis, no entanto, tão boa quanto!

Modéstia a parte, as minhas bruschettas são muito boas e quando faço algum petit comité ou girls night aqui em casa, essa entrada é sempre pedida. Então, em uma dessas oportunidades (no caso, final do ano passado), eu resolvi inovar e unir o útil ao agradável: uma bruschetta desconstruída com a nova descoberta, a burrata da Vitalatte. Eu torrei os pães e coloquei os tomates a parte, assim cada um podia colocar o tanto que quissesse!

Para 4 pessoas, você precisa de:

·         1 filão de pão italiano cortado em fatias
·         5-6 tomates maduros (eu não gosto deles muito moles)
·         1 dente de alho grande
·         Azeite extra-virgem de BOA qualidade
·         Folhas de manjericão frescas
·         Sal e pimenta-do-reino à gosto


Pré-aqueça o seu forno à 180°.

Descasque um dente de alho e esfregue os dois lados de cada fatia de pão italiano. Disponha todas as fatias em uma forma e asse por aproximadamente 10 minutos ou até elas ficarem levemente douradas. Disponha em um prato e reserve.

Aqueça uma frigideira, regue com um fio de azeite e coloque o alho amassado (utilize o que você usou para as fatias de pão). Refogue os tomates rapidamente (rápido mesmo!), tempere com sal e pimenta do reino. Pique algumas folhas de manjericão e acrescente ao tomate.

Vocês se lembram que eu disse que essa é uma bruschetta desconstruída? Então pegue um prato e faça uma cama com os tomates previamente refogados. Coloque a burrata no centro, amasse levemente e regue com um fio de azeite. Regue com azeite as fatias de pão reservadas. 

Dica: a burrata impressiona em qualquer ocasião. Memorize isso! rs

Bon appétit,

Beijos,

Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!