29 de janeiro de 2014

Delicinha: Torta de Abobrinha Ralada com Pimentão Vermelho


Abobrinhas, again! Recriminada por muitos por ser um legumes "sem graça", faz a minha alegria na hora das refeições. Refogada com pimenta, em tortas, na massa. Hm, tantas possibilidades deliciosas!

Nunca contei aqui, mas vocês já devem imaginar que eu sou o tipo de pessoa que assiste programas relacionados a comida. Top Chef, Man vs. Food, Sem Reserva, Homens Gourmet, Brasil no Prato.. E Programa da Palmirinha. Ai gente, ela é tão fofa atrapalhada! Na maioria dos programas costuma passar umas receitinhas tão perfeitas para o dia a dia que eu não resisto!

Foi de uma torta de abobrinha que ela preparou em um dos seus programas que eu criei essa daqui. Não se preocupe que pimentão vermelho é diferente de pimentão verde, portanto, dificilmente você ficará "se lembrando" dele o resto do dia. É ótima para acompanhar carnes grelhadas e até mesmo o tradicional arroz e feijão do dia a dia. 

Inclusive, essa é a típica "comida de mãe", sabe? Simples e super saborosa!

Para uma torta de abobrinha, adaptada daqui:
  • 3 abobrinhas médias (não gosto das grandes porque acho que perdem muito o sabor)
  • 1/3 de um pimentão vermelho
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 100 ml de leite
  • 1/3 de uma xícara de chá de parmesão ralado
  • 1 ovo
  • Azeite
  • Sal e pimenta a gosto


Pré-aqueça o forno a 180º.

Lave bem as abobrinhas e rale no ralador grosso. Separe. Lave o pimentão e pique em cubinhos. Separe.

Em uma panela adicione um fio de azeite, a cebola picada e o dente de alho amassado. Frite levemente (não há necessidade de dourar). Adicione o pimentão e fique mexendo por aproximadamente 3 minutos, acrescente a abobrinha e continue mexendo até ela murchar - se ela soltar muita água, retire um pouco com a ajuda de uma concha.

Faça uma mistura com a farinha de trigo e o leite. Adicione no refogado de abobrinhas com pimentão e continue mexendo para cozinhar a farinha. Desligue o fogo. Adicione o parmesão ralado e mexa novamente até incorporar o queijo a massa.

Bata levemente o ovo e misture na massa delicadamente. Acerte o sal e a pimenta (usei a lemon pepper, mas se não tiver pode ser a do reino).

Em uma forma untada e enfarinha, espalhe a massa e coloque para assar em forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 30-40 minutos. O tempo varia de forno para forno, portanto, espere dourar e fique atento a consistência da massa (que não deve ficar muito mole).

Dica: modéstia a parte, fica dos deuses acompanhada de arroz branco!

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!