27 de janeiro de 2014

Melecas a parte: Pão de Ló!


Adoro pão de ló! Acompanhado de chá, café, vinho do porto, leite. Pode ser para o lanche da tarde, café da manhã ou qualquer outra situação. O cheiro dele morninho me faz lembrar a receita da Dona Julia, A.K.A, minha avó <3. Massa branquinha, fofa e sabor suave, ou seja, a perfeição. Depois que ela adoeceu, nunca mais comi um bolo igual. Infelizmente, minha avó levou o segredo do pão-de-ló quando ela se foi.

Pão-de-ló é uma receita considerada difícil apesar de conter ingredientes muito simples. Como dizem os mais velhos "a massa desanda que é uma beleza". Eu que o diga. Uma amiga me pediu para fazer um bolo bem-casado de aniversário. Com toda boa vontade, achei que seria uma boa. Só que não. Procurei umas receitas no Google e na hora de fazer foi um DESASTRE (com letra maiúscula). Minha massa ficou dura, horrorosa! Tive que jogar tudo fora.

Minha mãe que estava assistindo a cena, contou que havia experimentado um pão-de-ló tão bom quanto o da minha avó na casa de uma das nossas vizinhas. Deixei a vergonha de lado, peguei o interfone e pedi a receita na maior cara de pau.

Uau! Que receita fantástica! E o melhor de tudo, fácil mesmo! Já virou receita batida aqui em casa!

Para um bolo pão-de-ló:
  • 7 ovos grandes em temperatura ambiente (isso é muito importante)
  • 7 colheres de sopa de açúcar
  • 7 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal


Pré-aqueça o forno à 175°.

Separe as gemas das claras.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Quando elas estiverem com a consistência firma, reduza a velocidade e despeje as gemas uma a uma com a batedeira ainda ligada. Em seguida, adicione o açúcar colher por colher, sempre batendo muito bem. A massa deve ficar bem leve, parecendo um sorvete derretido.

Desligue a batedeira e acrescente a farinha peneirada colher por colher. Mexa bem devagar de forma com que a massa fique bem homogênea. Sempre de baixo para cima. 

Unte uma forma de bolo e forre com papel manteiga até a borda da forma. Despeje toda a massa e bata delicadamente a forma em uma superfície lisa, isso fará com a massa se iguale, libere as bolhas de ar e cresça de modo uniforme.

Asse por 35 ou 40 minutos (depende do forno).

Dica: se não quiser comer puro, eu recomendo uma bola de sorvete!

Bons Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!