20 de janeiro de 2014

Rosbife: alemão ou inglês?


Sempre tive absoluta certeza que o rosbife era um prato típico alemão, até começar a pesquisar. Alguns afirmam que é o tradicional prato de domingo dos ingleses, outros que mais alemão impossível. Honestamente, pouco me importa de quem realmente é. Alemão ou inglês, continua sendo um dos meus pratos prediletos. Acompanhado de um bom molho de cebola picadinha e maionese, e uma salada de batatas daquelas de tirar o chapéu!

Desde pequena vou com muita frequência ao Windhuk, um restaurante alemão ma-ra-vi-lho-so que fica em Moema. Eu gosto tanto da comida que eles preparam, que acabo cometendo o mesmo erro quando vou lá: fico intercalando entre os pratos que mais gosto deixando de experimentar outros. O rodízio fica entre o Paprika Schnitzel (bife de porco a milanesa com molho de páprica), o Einsbein (joelho de porco) e claro, o melhor rosbife da cidade de São Paulo! Sem exageros. Macio, cortado em finas fatias e rosado na medida certa!

Minha avó paterna, dona Lourdes, fazia um rosbife caseiro sensacional! Bem diferente do que eu como no Windhuk, no entanto, tão bom quanto. Sucesso em todos os Natais, a tradição foi passada adiante e hoje, é prato feito com constância aqui em casa!

Com certeza esse é aquele tipo prato que enlouquece qualquer pessoa que gosta muito de carne!

Para uma peça de rosbife:
  • 1,5kg  de contra filé (não uso o filé mignon porque acho sem gosto. Se for substituir, prefira o lagarto)
  • Óleo

Para a vinha d'alho:
  • 400ml de vinho branco seco para cozinhar (ou então vinagre de vinho branco serve)
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 2 folhas de louro
  • 1 limão espremido
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Limpe a peça de contra filé e reserve.

Prepare a vinha d'alho. Em um recipiente misture todos os ingredientes, coloque a carne e faça alguns furos nela para que a vinha d'alho penetre bem na peça (furos, ok? Por favor não judie da carne). Deixe na coberto na geladeira de um dia para o outro. De vez em quando, vire a peça de carne.

Para fritar é muito simples. Coloque óleo em uma panela bem quente. Com a ajuda de um garfo, vá dourando todos os lados da peça. Não faça em fogo alto porque você corre o risco de queimar muito por fora e deixar totalmente cru por dentro. Frite a carne com calma. Para testar o ponto, eu aperto a superficie da carne com o dedo. Se estiver muito mole, a carne ainda está crua demais.

Lembre-se: fazer rosbife requer paciência. Muita paciência.

Quando a carne estiver pronta, coloque em um bandeja, prepare a faca elétrica e tente cortar finas fatias. Impossível fazer igual a que oferecem nos restaurantes, a não ser que você tenha um cortador de frios na sua cozinha.

Dicas: caso sobre, não se faça de rogado e monte um sanduíche. O gosto acentua depois de um tempo e fica melhor ainda!
Eu gosto de comer com salada de batata, mas nada que não possa ser subtituído por legumes como vagens, ervilhas, cenouras etc.

Bon Appétit!

Bisous,


Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!