19 de fevereiro de 2014

Antepasto simples: Abobrinha Marinada com Vinagre Balsâmico


Aqui em casa, a única pessoa que realmente tem o hábito de fazer um aperitivo antes do almoço é o meu pai. Lá por volta do meio dia ele passa pela cozinha, depois pelo bar e segue direto para a varanda. E é por lá que ele fica até minha mãe chamá-lo para se sentar à mesa. Por conta desse hábito, nunca faltam queijos na nossa geladeira, castanhas e amendoins na dispensa e algumas conservas (picles, cenoura, salsichinhas, cebolinha etc) no armário. Quando ele realmente está animado, sai de baixo! Ele sai de manhã e volta (para desespero da minha mãe) carregado de pães, conservas de berinjela, pastas e outras coisinhas a mais.


O ponto é que apesar de nós (eu, meu irmão e minha mãe) não termos o mesmo hábito que ele, sempre acabamos participando filando comida do aperitivo. E de fato, é prazeroso ficar na varando apreciando o nada e degustando comidinhas e bebidinhas. Por causa dele em especial, decidi fazer o meu primeiro antepasto! Uau, que responsabilidade. Nunca na minha vida tive quedas por conservas e muito menos vontade de fazê-las.

Para variar, procurei uma coisa que sempre tem na geladeira e é super versátil: abobrinha. Com o ingrediente escolhido, o resto ficou fácil! Cebola, alho, azeite, sal, pimenta e... Vinagre balsâmico. Isso mesmo, o balsâmico é adocicado e dá um toque todo especial, sem deixar de lado a acidez do vinagre. Ou seja, perfeito para uma marinada. Em relação ao azeite, escolhi um de excelente qualidade, o Borgel. Ele é bem frutado e tem um gosto maravilhoso! Para pratos em que o azeite é necessário, lembre-se SEMPRE de escolher um bom azeite extra-virgem. Não é frescura, ele faz uma diferença enorme.

Torradinhas a postos, vem comigo! Essa com certeza é a marinada mais simples do mundo!



Para uma marinada pequena:
  • 1 abobrinha média
  • 2 colheres de sopa de cebola bem picada
  • 1 dente grande de alho amassado
  • Q/n de azeite extra-virgem
  • Q/n de vinagre balsâmico (eu usei 4 colheres de sopa)
  • Q/n de água
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Lave bem a abobrinha e escolha de acordo com o seu gosto se quer ela ralada ou em rodelas. Eu preferi fazer ralada, ok?


Em uma frigideira quente, coloque uma boa quantidade de azeite e refogue a cebola bem picada e o dente de alho amassado. Abaixe o fogo pois, o objetivo é liberar o aroma e não queimar. Espere a cebola e o alho ficarem transparentes e adicione a abobrinha. Refogue rapidamente até ela murchar. Desligue o fogo.


Acrescente o vinagre balsâmico e mais uma quantidade de azeite. Despje água filtrada aos poucos para criar um caldo (não muito). Acerte o sal e a pimenta. Se quiser, adicione um pouco mais de azeite.


Espere esfriar e guarde na geladeira.

Bon Appétit!

Bisous,


Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!