25 de março de 2014

Para emergências: Batata Recheada com Queijos "Geladeirísticos"


Quando o relógio marcou 17h, minha mãe foi até a sala e disse - como quem não queria absolutamente nada - "seu pai come cedo hoje porque tem aula de ginástica. Até agora não sei o que preparar para acompanhar o frango." Pronto, na hora do discurso eu senti que na realidade ela estava dizendo "Mariana, o que você acha de fazer algo para o seu pai? Ideias?" Como ela só precisava de um acompanhamento para a proteína, a tarefa não era das mais difíceis. Dei aquela olhada na geladeira e vi um saco de batatas. Aproveitei que a temperatura estava mais amena e ao invés de preparar uma salada refrescante, achei interessante pensar em algo mais "quente". Ou seja, nada melhor que batatas recheadas.


Como a semana passada foi meio atípica por causa da cirurgia da minha mãe, a geladeira sofreu graves baixas ficou um pouco menos cheia que o normal. Segundo problema ponto, a Veroca estava inclusa no pacote, ou seja, teria que ser meat free. Apelei para o que? Queijos geladeirísticos. Isso mesmo, você não leu errado e eu não sou louca. Apelei para aqueles "queijos" que todo mundo costuma ter na geladeira: parmesão ralado, requeijão e mascarpone (ok, esse último nem tanto... Mas, ele pode ser substituído pelo cream cheese e pelo catupiry).



Fica muito suave bacon daria um jeito nisso, e é um ótimo acompanhamento para saladas e proteínas. Fora que combina super com esse ventinho típico do outono. Sem neuras e sem estresse, ótimo para quem não quer trabalho tem muito tempo.



Para 2 pessoas (ou uma que come bem):
  • 2 batatas médias
  • 1 colher de sopa cheia de mascarpone (ou cream cheese, catupiry, creme de ricota)
  • 1 colher de sopa cheia de requeijão
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado (desapega do de saquinho!)
  • Parmesão para gratinar
  • Q/n de azeite
  • Q/n de noz moscada
  • Sal a gosto
Pré aqueça o forno a 200º.

Lave bem as batatas, seque-as e embrulhe em um pedaço de papel alumínio. Coloque-as em um pirex e deixa assar por aproximadamente 50 minutos. O tempo varia de acordo com o seu forno, então o melhor é espetar um garfo após esse tempo e ver se as batatas já estão macias.


Quando assadas, espere esfriar e corte-as no pela metade (no sentido do comprimento). Com a ajuda de uma colher, retire delicadamente a polpa das batatas. Não chegue muito perto da casca, tente deixar uma espessura de aproximadamente 0,5 cm. Reserve.



Em um recipiente, amasse as polpas retiradas das batatas. Adicione o parmesão, o mascarpone e o requeijão. Mirture bem até formar uma espécie de purê. Rale um pouco de noz moscada para dar um gosto especial. Acerte o azeite e o sal.





Recheie as batatas e finalize salpicando parmesão ralado.




Volte ao forno por aproximadamente 10 minutos para esquentar e gratinar.

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!