18 de março de 2014

Sem chocolate: Brownie de Limão Siciliano com Coco


Para os que acompanharam toda a epopeia, finalmente minha mãe operou e agora está de repouso em casa. Mesmo que tenha sido uma simples cirurgia para catarata, fico me sentindo na responsabilidade de deixá-la o mais confortável possível. Uma das formas que achei para mimá-la e fazê-la se sentir cuidada, foi assumindo não só o fogão de casa, bem como preparando uns "extras". E foi assim que surgiu o brownie de limão siciliano com coco.



Apesar de ter feito um brownie de chocolate há pouco tempo atrás, eu sei que ela AMA a consistência desse doce. Na verdade ela é uma draga gosta da consistência de muitas coisas, no entanto, tudo que é cremoso e doce na medida certa, acaba ganhando pontos a mais. Eu tinha comprado um limão siciliano para fazer uma massa, mas aí ela fez aquela cara de "eu não quero comer massa" e meu plano foi por água à baixo. O jeito, era transformá-lo em doce.




Por que não fazer um brownie um pouco diferente do clássico de chocolate? E sem chocolate? É, foi uma ótima ideia! Mas só limão siciliano não parecia tão apetitoso. Tinha que ter algo a mais. Tipo um "plus", sabem? E lá se foi o coco ralado que estava congelado.


O resultado foi fantástico. Harmonizou PERFEITAMENTE! Nunca pensei que coco com limão siciliano pudesse combinar tão bem. Isso sem falar do cheiro. Meu Deus, que cheiro divino exalou daquele forno enquanto o brownie assava. E na hora que eu tirei e deixei esfriando? Sério, tive que me controlar para não desenformar ele quente mesmo e devorá-lo ali mesmo. Bem mais cheiroso que o de chocolate!



Receita mais que aprovada. Com certeza ganhou um lugar no hall das "queridinhas".


Quer experimentar? Vem comigo!

Para 14 pedaços (médios):
  • 200g de manteiga sem sal
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 1 1/2 xícara de chá de farinha
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de um limão siciliano
  • 1/3 xicara de chá de suco de limão siciliano
  • 1 xícara de chá de coco ralado
Pré-aqueça o forno a 180º.

Em uma panela derreta a manteiga sem queimá-la. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Misture bem até formar uma massa granulada e consistente.


Adicione os ovos um a um e misture com a ajuda de um fouet. A massa ficar com um aspecto espesso, homogêneo e brilhante.


Coloque a pitada de sal junto com metade da farinha e misture bem. Coloque a outra parte e continue misturando até deixar a massa bem homogênea.



Adicione o coco e misture.


Por último, adicione as raspas do limão e o suco. Misture para incorporar bem o suco de limão. Se você quiser um pouco mais forte, coloque mais suco. Mais suave, menos suco. Vá provando de acordo com o seu gosto.



Forre um pirex ou uma outra forma qualquer com papel manteiga, deixando duas alças para fora. Isso ajudará na hora de desenformar.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!