10 de abril de 2014

Isso sim é skavuska: Penne com Salmão Defumado Flambado com Vodka


Eu tenho um hábito terrível: sempre que tenho a oportunidade de passar pelo free shop compro uma garrafa de vodka. Quem me conhece bem, sabe que eu não tenho o costume de tomar vodka e que das bebidas alcóolicas a que eu mais gosto é vinho. Por que eu faço isso? Acho que são resquícios da faculdade #desculpamãe. Esses dias parei e olhei bem para as garrafas que estavam dando sopa no bar. E aí pensei, "será que não posso cozinhar com vodka?". Jantar a vista, hora de testar!

Anote aí o que tenho para dizer: se você for fazer um jantar, não invente de fazer algo complicado demais. Tente simplificar ao máximo, assim você também consegue aproveitar e se divertir. Nada de servir mil pratos e acompanhamentos diversos, é besteira! No entanto, não é porque você quer simplificar que não pode impressionar. Você pode sim fazer alguma coisa diferenciada, sem ter muito trabalho. E no final, levar todos os créditos hm, espertinha. Entenderam? 


Foi assim que eu descobri o penne feito com salmão defumado e flambado com vodka. Quer saber o que eu sujei? Um frigideira e só (tirando a panela do macarrão). Apesar de ser uma massa comum, levava um ingrediente um tanto quanto diferenciado: o salmão defumado. Para dar um toque a mais, foi só flambar com vodka e mencionar na hora de servir. Acredite: deu para impressionar sem fazer nenhum muito esforço.

Nunca havia feito essa receita e gostei bastante do resultado. Gosto de tudo que é defumado por causa do sabor acentuado! Tive um pouco de receio com a vodka. Pensei que no momento em que eu flambasse o molho, ele ficaria com um gosto muito forte. Para a minha surpresa ficou muito suave e deu um toque bem interessante ao prato. Definitivamente pretendo repetir outras vezes com outros convidados!


Ah! O macarrão. Pela segunda vez compramos uma massa da marca Tivva, que é feita à base de milho! Isso mesmo, é sem glúten alô celíacos, sem gordura trans, sem sódio e sem nada de origem animal. Também não tem corantes e nem conservantes. É SUPER saudável! Eu adoro e recomendo. É bem mais leve que massas feitas à base de trigo e ovo, além de ter um sabor diferente.

Pegue uma garrafa de vodka e dê o primeiro shot, o seu pacote de salmão defumado e mãos à obra!

Para 2 pessoas:
  • 200g de salmão (dois pacotes)
  • 300g de penne (ou qualquer outra massa curta)
  • 1/2 cebola picada em cubos
  • 50ml de vodka
  • 100ml de creme de leite fresco (eu usei o de caixinha)
  • Salsinha picada a gosto
  • Manjericão fresco a gosto (não coloque demais, ele costuma roubar o sabor)
  • Orégano seco a gosto
  • Q/n de azeite
  • Q/n de sal
  • Q/n de pimenta do reino

Em uma panela com água e sal, cozinhe o macarrão. Preste atenção para ele ficar al dente. Escorra e reserve.


Retire o salmão defumado da embalagem e pique grosseiramente. Reserve.



Em um frigideira, coloque um fio de azeite e doure o cebola. Acrescente o salmão defumado e refogue rapidamente (coisa de 1 minuto). Retire a panela do fogo, derrame a vodka e flambe (eu usei um hashi de madeira. Queimei a pontinha e depois de derramar a vodka, passei a pontinha com fogo pelo álcool. Como sou medrosa, achei um bom jeito de ficar longe do fogo). PELO AMOR DE DEUS, coloque a garrafa bem longe do fogão/fogo para evitar acidentes, ok? Mexa a panela até o fogo apagar.




Adicione o creme de leite e misture bem para não talhar. Quando ele estiver completamente dissolvido, deixe reduzir rapidamente (uns dois minutos). Desligue o fogo.



Adicione o penne e as ervas. Acerte o sal e a pimenta.


Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!