3 de outubro de 2014

Petisco: Pastel Assado de Camarão com Cream Cheese e Limão Siciliano



Há alguns meses, meu namorado e eu, fomos conhecer um bar no Jardins chamado Barê. Eu tinha lido uma resenha que falava sobre o lugar e sobre o menu. Obviamente que as comidinhas me chamaram muito mais atenção do que qualquer outra coisa. Enquanto as pessoas escreviam sobre o ambiente, a decoração e a música do local, lá estava eu de olho nos petiscos e nos drinks. Quando eu vi que eles serviam pastel recheado com mascarpone, camarão e limão siciliano, me senti na obrigação de experimentar. Eles conseguiram juntar um punhado de coisas que eu amo e, ainda por cima, fritar. É minha gente, não é fácil estar na minha pele. Provei e amei, claro. Fiquei com o pastelzinho na cabeça, louca para reproduzir um dia.

Ainda falando sobre o social de sexta passada, não estava satisfeita em servir bruschettas, clericot, uma tábua de queijos e castanhas. Eu queria só mais alguma coisa. Uma que fechasse com chave de ouro o meu mini-menu. Sexta-feira, durante o meu horário de almoço, passei no Pão de Açúcar atrás de alguma inspiração comida. Enquanto caminhava, um dos funcionários estava repondo os limões sicilianos. AMO limão siciliano e, de repente, me veio a ideia de reproduzir o pastelzinho do Barê. Era uma ótima oportunidade.


Como não tinha mascarpone na geladeira e não estava com vontade de gastar a fortuna que estavam me cobrando no supermercado, eu optei por substituir por cream cheese. Também utilizei camarão congelado ao invés de fresco. Honestamente, com o fresco fica infinitamente melhor, mas, com o pouco tempo que tinha e pelo preço que queriam cobrar, não pensei duas vezes. Como queria algo mais leve e prático, também achei melhor assar ao invés de fritar.

A dica que eu dou é de fechar BEM as laterais para o recheio não vazar, ok? Ao invés de utilizar pimenta do reino comum, eu escolhi a lemon pepper. Por ela ter um gostinho de limão, achei que combinava melhor do que a tradicional. Bingo! O cream cheese deu um gostinho super especial, então, da próxima dispenso o mascarpone facilmente. Ah! Não se prenda ao formato que eu escolhi. Se você não tiver um aro em casa, faça os pasteis quadrados que fica tão bom quanto.

Vem comigo ver como é fácil!

Para 14 pastéis:

  • 500g de camarão congelado
  • 150g de cream cheese
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • Raspas de um limão siciliano
  • Suco de ½ limão siciliano
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta lemon pepper a gosto
  • Fio de azeite
  • Massa de pastel
  • Óleo para untar
Descongele os camarões na geladeira na noite anterior ao preparo.

Pique os camarões grosseiramente e reserve.



Em uma panela, coloque um fio de azeite, refogue a cebola e adicione o camarão. Refogue os camarões por cinco minutos em fogo médio. Provavelmente ele vai soltar água, então retire um pouco. Desligue.




Adicione o cream cheese e mexa até derreter.



Junte as raspas, o suco do limão e o queijo ralado. Acerte o sal e a pimenta. Reserve para esfriar e endurecer um pouco a mistura.




Pré-aqueça o forno à 200º.

Corte a massa e disponha um pouco de recheio no centro. Passe água nas bordas, dobre e feche com um garfo. Certifique-se que as bordas estão bem lacradas.





Unte uma assadeira com um pouco de óleo, disponha os pastéis e asse por 15/20 minutos. Você saberá que está no ponto quando a massa começar a ficar moreninha.

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!