25 de fevereiro de 2015

Paladar infantil: Sorvete de Creme com Cookies


Desde pequena sempre fui aficionada por sorvete comida. Quando íamos passar as férias na praia, tinha uma sorveteria na vila que era simplesmente sensacional. Os sorvetes de massa que a dona preparava chegavam a ser estúpidos de tão gostosos que eram. Minha mãe deixava que eu e meu irmão tomássemos dois cascões por dia, claro que tirando os muitos picolés de Rochinha que comprávamos na praia. Aqui em São Paulo, tirando uma ou outra sorveteria, é bem difícil de encontrar um de massa que realmente tenha gosto de caseiro. Esse "problema" somado à minha vontade, resultou na compra de uma sorveteira. Consequentemente, em uma receita de sorvete de creme com cookies.   


Eu estava namorando uma sorveteira há muito tempo! Pesquisei, achei, li resenhas, vi tutoriais no Youtube e revirei o Reclame Aqui. O ponto é que eu sou extremamente desconfiada e, por algum motivo, não me sentia segura o suficiente para efetivar a compra. Mas, as coisas mudaram. Uma amiga comprou o objeto de desejo, fez a experiência, postou o resultado e ainda garantiu que não era frustrante igual a sorveteira da Eliana. Pronto, foi o suficiente para reacender a chama a vontade e voltar a cogitar sobre uma possível aquisição. Com um preço super convidativo, eu TIVE que comprar.



Quando ela chegou em casa, eu estava naquelas últimas duas semanas estressantes do meu TCC. Resultado: tive que esperar passar para fazer um teste. Eu parecia criança, sem brincadeira. Todo dia chegava em casa e, antes de sentar na frente do computador e virar madrugadas, ficava contemplando a sorveteira e procurando algumas receitas interessantes. Quando chegou o dia de fazer o meu primeiro sorvete, não estava me aguentando de ansiedade. 


Inicialmente optei por um clássico: sorvete de creme. Nada mais justo do que dar o primeiro passo com uma receita atemporal e que todos em casa gostavam. Mas, foi só abrir o armário, que os planos mudaram. Minha mãe, milagrosamente, comprou bolachas recheadas. No caso, um pacotão de Oreo. Pronto, o sorvete de creme virou automaticamente um sorvete com cookies.



Vem comigo ver como se faz essa belezinha!

Para 800 ml de sorvete de creme com cookies:

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite integral
  • 120g de açúcar 
  • 4 gemas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 150g de biscoito Oreo (se não tiver, pode ser Negresco)

ANTES DE INCIAR A RECEITA, CERTIFIQUE-SE DE QUE A SUA CUBA FICOU NO FREEZER POR 24H, OK?

Comece misturando o leite, o creme de leite fresco, metade do açúcar do açúcar (60g), a essência de baunilha e o sal. Incorpore todos os ingredientes com a ajuda de um fouet e leve ao fogo baixo até a mistura ficar quente - sem ferver, ok? Se isso acontecer, o creme de leite irá talhar. 



Enquanto o creme esquenta, bata as gemas com a outra metade do açúcar com um fouet. Tente dissolver ao máximo o açúcar até que se forme um líquido amarelo bem claro.



Quando a mistura ficar quente, desligue o fogo imediatamente. Coloque metade do creme quente sobre a mistura de gemas e bata vigorosamente com um fouet. Em seguida, despeje o restante do creme e misture. Isso fará com que as gemas não cozinhem com o calor do creme.


Volte a mistura para a panela e, em fogo baixo e sempre mexendo, espere engrossar um pouco. O creme bem claro começará a ficar mais amarelado e a espuma vai desaparecer aos poucos. Faça o teste da rastro na colher para saber se está no ponto. Desligue. Se houver necessidade, passe por uma peneira para evitar possíveis gruminhos.



Deixe esfriar completamente, cubra com um papel filme e leve a geladeira por no mínimo 3 horas.


Passado o tempo, monte a sorveteira de acordo com as instruções, derrame o creme na cuba gelada e siga o procedimento como manda o fabricante.
Enquanto a massa engrossa (cerca de 30 minutos), pique grosseiramente as bolachas. Quando a massa estiver pronta, adicione as bolaches picadas.



Armazene o sorvete em um pote/forma e deixe no freezer por até 4 dias.


Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!