17 de março de 2015

Meatloaf brasileiro: Bolo de Carne com Batatas e Cebolas Assadas


Assim como acontece em qualquer cultura do mundo, cada país tem os seus pratos típicos e receitas tradicionais. Por exemplo, nem só de hambúrguer e pizza vivem os americanos ju-ro. Já falei sobre as lindas panquecas, a torta de maçã (apple pie) e hoje, o assunto é bem de dona de casa: meatloaf, ou simplesmente, bolo de carne. Minha mãe não é americana e eu não moro nos Estados Unidos, mas por incrível que pareça, esse é um daqueles pratos tradicionais dos nossos almoços de domingo. Ah! E por aqui, em casa no caso, ele é simplesmente o “bolo de carne da mamãe”.

Quem conhece um pouco a cultura culinária americana, sabe que esse é um daqueles pratos que toda mãe sabe fazer. Pode até parecer brincadeira, mas cada uma possui a própria receita secreta e, dificilmente compartilham os segredos do "bom preparo" umas com as outras. Preparar um bom meatloaf, é sinônimo de puro orgulho para as matriarcas americanas. As vezes, apesar de não concordar com isso, eu tenho a leve sensação de que elas enxergam o meatloaf como uma extensão do tempo dedicado à família: quanto melhor ele for, mais cuidado ela demonstra ter.


Definitivamente, de todos os pratos que a minha mãe Veroquinha prepara, esse não é o meu predileto. Mas eu sou a exceção, o meu pai e o meu irmão adoram. Inclusive, quando tem, o meu irmão é o primeiro a garantir uma marmitinha para ele levar embora. O que eu acho bacana nesse prato é que ele é super completo: tem carne (proteína), batata (carboidrato) e cebola (um legume rico em vitaminas). Ou seja, é um prato único e sem a necessidade de acompanhamentos. Claro que esse pensamento não inclui meu pai e meu irmão ogros que nunca dispensam um arroz branquinho para acompanhar. 

Outro ponto legal desse prato é que ele é ridiculamente fácil de fazer: além dos ingredientes comuns encontrados em qualquer supermercado, o preparo em si não tem nada demais. Uma massa de carne moída temperada que vai direto para forno. Quer coisa mais simples?



Entendeu que não precisa perder tempo? Então chega de jogar conversa fora e vem comigo!

Para 6 pessoas:
  • 1kg de carne moída (uso o coxão mole)
  • 1 ovo
  • ⅔ de xícara de chá de farinha de rosca
  • ½ cebola bem picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de chá de pimenta Tabasco (de café se você não for fã de pimenta)
  • 150g de bacon
  • ¼ xícara de chá de água
  • Sal a gosto
Para os acompanhamentos:
  • 9 batatas
  • 5 cebolas grandes
Pré-cozinhe as batatas em uma panela com água por aproximadamente 20 minutos até elas ficarem levemente macias. É importante que ela não cozinhe inteira porque depois vamos levá-las ao forno, ok? É só uma pré-cozida mesmo. Depois de pronta, descasque e corte em três ou quatro pedaços. Reserve.

Em um bowl, junte a carne moída com a cebola bem picadinha e com os dentes de alho amassados.


Em seguida adicione a farinha de rosca.


Por último, acrescente um ovo batido, a pimenta Tabasco e um pouco de sal (algo em torno de 2 colheres de chá rasas - tudo depende da sua preferência). Misture até formar uma massa de carne bem homogênea.





Forre uma forma com papel alumínio e molde um bolo de carne bem ao centro. Disponha as batatas e as cebolas cortadas em quatro partes.


Para a finalização, derrame a água filtrada nas laterais da forma para que a carne a as batatas não grudem. Salpique o bacon (eu gosto de picar em cubos, mas você pode fazer em tiras se achar melhor) por cima do bolo de carne. Regue sem exageros as batas, as cebolas e o bolo com azeite. Finalize salpicando sal nas batatas e nas cebolas.


Ligue o forno à 200º (não precisa pré-aquecer), cubra com um pedaço de papel alumínio apenas a carne (sem preciosismo) para que ela não seque. Asse por 30 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos. Se o seu forno tiver um grill, ligue para tostar levemente o bacon e as batatas.

Dica: aqui em casa nós gostamos de adicionar molho inglês na carna já assada, fica muito bom!

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!