12 de março de 2015

Meu bem querer: Madeleines recheadas com Framboesas e Curd de Limão (creme de limão)


Eu gosto de histórias interessantes e, muito provavelmente, vocês já devem ter percebido isso. A grande parte dos meus post contém alguma história de vida, algum fato pelo o qual passei, alguma lembrança da infância ou algo do tipo. Não que seja uma regra, mas muitas vezes o que desperta a minha vontade de reproduzir uma determinada receita é a história que existe por trás dela, que faz parte da essência do prato. Para a receita de hoje, juntei em um só post uma história interessante, bem como um dos meus quitutes prediletos: madeleines recheadas com framboesa e curd de limão da Rachel Khoo.



Quando comecei com o blog, uma amiga da minha mãe recomendou que eu assistisse um programa do GNT chamado “A Pequena Cozinha em Paris”. Na época, eu confesso que nem dei muita bola. Como estava começando e tudo ainda era muito novo, não queria perder tempo com programas de TV. Pouco mais de um ano depois, eu me deparei com um livro que levava o mesmo nome durante um passeio à livraria. Abri e gostei do que li. Claro que não demorou para que eu percebesse que a autora era a mesma pessoa do tal programa recomendado.


O que vi de interessante na história da autora (Rachel Khoo), foi o fato de que é essencial seguir os próprios instintos e sonhos para se ter sucesso na vida. Relações públicas em Londres, inesperadamente ela jogou a carreira para o alto e, com apenas 300 euros, partiu em direção à Paris com uma única certeza: queria cozinhar. Com um curso na renomada Cordon Bleu, decidiu se estabelecer na Cidade Luz. Por conta de sua paixão, trabalhou como garçonete, atendente de livraria, babá. Já formada e sedenta por panelas, assim como qualquer iniciante, ela sabia que precisava testar as suas criações para poder ir além. O jeito criativo foi abrir o próprio apartamento para estranhos oferecendo jantares semanais. Dessa decisão, não demorou para o sucesso vir acompanhado de convites, programas de TV, livros e tudo isso que nós já conhecemos hoje.




Meus olhos brilharam muitas vezes enquanto procurava uma receita para testar o que não é uma novidade quando se trata de comida. Pensei seriamente em começar por um suflê de queijo, um boeuf bourguignon, até... Até eu descobrir que ela tinha uma receita um tanto quanto diferente de madeleines. Sim, as gorduchinhas sensuais chamaram a minha atenção novamente. Não me canso de falar delas como já o fiz aqui e aqui. No entanto, dessa vez, a curiosidade me motivou mais do que qualquer outra coisa. Justamente por conta da combinação de dois sabores ácidos - o curd de limão e a framboesa - queria entender como - e se - eles iriam harmonizar com o adocicado da massa.


Como eu gosto de sabores marcantes, achei a combinação espetacular. A framboesa não desmanchou a ponto de sumir na massa, mas adquiriu uma consistência bem interessante. O curd de limão também reforçou a acidez, mas, acima de tudo, deu um toque de cremosidade. Depois dessa experiência, definitivamente Rachel Khoo ocupou um lugar no meu coração. E claro, essa foi só a primeira das minhas aventuras com ela.


Enquanto eu penso na próxima, vem comigo!

Para 20 madeleines (receita levemente alterada):
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 120g de açúcar
  • 100g de farinha de trigo
  • 1 colher de café de fermento químico
  • 1 colher de chá de mel
  • 30ml de leite
  • 100g de manteiga sem sal
  • 20 framboesas
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Açúcar de confeiteiro para finalizar
Para o curd (creme) de limão:
  • 60g de manteiga sem sal
  • 60g de açúcar
  • 2 gemas em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de baunilha
  • Raspas e suco de um limão siciliano
Comece preparando o curd de limão. Em fogo baixo, junte na panela o açúcar, a manteiga, o suco de limão e as raspas.


Enquanto isso, bata bem as duas gemas. Quando a manteiga tiver derretido completamente, adicione as gemas batidas e mexa até o creme engrossar (algo em torno de 8 minutos). Quando o creme estiver grosso, desligue o fogo e espere o curd esfriar completamente.

Passe para as madeleines logo em seguida. Derreta a manteiga (pode ser no microondas) e reserve.


Em um bowl, misture a farinha com o fermento e as raspas do limão. Reserve.


Em seguida, com a ajuda de um fouet, bata os ovos com o açúcar até espumar e formar um creme amarelo claro.

Misture o mel com o leite e a manteiga derretida. Aos poucos, acrescente a mistura ao creme de ovos.



Por último, incorpore a farinha ao creme. Com um fouet, mexa delicadamente certificando-se de que a massa fique lisa e bem homogênea - sem grumos. Leve à geladeira por pelo menos 2h.


Pré-aqueça o forno à 220º.

Lave bem as framboesas e reserve. Unte a forma das madeleines com manteiga. Retire a massa da geladeira e preencha   de cada cavidade. Posicione uma framboesa no centro. Leve ao forno pelos 10 primeiros minutos à 220º, em seguida reduza a temperatura para 200º e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Para finalizar, preencha cada buraquinho formado pela framboesa com um pouco de curd de limão. Polvilhe açúcar de confeiteiro para deixar a apresentação mais bonita.


Dica: para preencher as madeleines com o curd de limão, eu utilizei um saco de confeiteiro para facilitar.

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!