9 de junho de 2015

Dois meses sabáticos e uma nova receita: Fraldinha ao Forno com Mostarda Dijon e Alecrim


Eu sumi, confesso. Mergulhei no trabalho, nos cursos complementares e, quando dei por mim, vi que precisava de uma pausa. É galera, essa vida bandida nem sempre é fácil. Parei, respirei, organizei tudo o que estava fora do lugar e tirei férias. Férias para descansar e principalmente pensar no que era essencial e prioridade na minha vida. Prometi a mim mesma que assim que voltasse de viagem, colocaria o blog nos trilhos novamente. Afinal, esse espaço aqui é uma daquelas coisas que eu simplesmente não abro mão (<3). Para me redimir voltar aos eixos, eu vou compartilhar uma daquelas receitinhas perfeitas quando precisamos oferecer algo saboroso, mas que seja simples e prático: Fraldinha Assada com Mostarda Dijon e Alecrim.



Voltamos de viagem em pleno feriado e Corpus Christi e, claro, que a nossa geladeira estava completamente vazia. Depois de dias fantásticos de viagem, confesso que estava com saudades de uma boa comida caseira. Aproveitei que meu irmão estava em casa e decidi assar uma peça de carne. Inicialmente pensei em uma picanha de forno, até o meu pai me persuadir a fazer fraldinha. Ele não só me convenceu a fazê-la, como deu a letra de como eu devia prepará-la. Sabe aquele papo? "Eu gosto, tanto da sua fraldinha com mostarda Dijon. Se bem que eu não sei se temos... Temos?"


Impossível dizer não.

Se você está inseguro em relação ao nível de dificuldade, só digo uma coisa: relaxa queridinho. Esse é um daqueles pratos que é simples e saboroso. Não é necessário um monte de ingredientes, o preparo é rápido e você só precisa ficar de olho no relógio para a carne não passar do ponto e ressecar. Vamos combinar que é muita moleza para um prato só. Além disso, como a estrela principal é a carne, não precisa de um super acompanhamento. Quanto mais simples, melhor! Você pode escolher uma salada de batatas, arroz, legumes grelhados ou uma salada de folhas.


Ligue para o açougueiro para confirmar se tem fraldinha, e vem comigo!

Para uma peça de fraldinha:
  • 1kg de fraldinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sobremesa de mostarda Dijon
  • 2 colheres de chá de pasta de alho ou 3 dentes grandes de alho
  • 4 ramos de alecrim fresco
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto 

Se a sua peça de fraldinha estiver com muitos cebinhos, recomendo retirá-los. Reserve. Forre uma assadeira com papel alumínio e reserve.

Em um bowl, misture a manteiga em temperatura ambiente, com o alho triturado e a mostarda Dijon. A pasta formada deve ficar bem homogênea, ou seja, com a manteiga incorporada completamente à mostarda. Reserve.



Pré-aqueça o forno à 200º.

Escolha uma lado da carne para começar. Tempere com o sal (não exagere, a mostarda Dijon já é salgada) e a pimenta do reino a gosto. Espalhe bem metade da pasta reservada.




Coloque a parte já temperada sobre a assadeira previamente forrada e repita o processo com o outro lado (sal, pimenta e o restante da pasta de mostarda).




Finalize com quatro ramos de alecrim, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 200º. De 15 em 15 minutos, abra o forno e regue a carne com o próprio molho que se formar. A minha peça tinha aproximadamente 1kg e levou cerca de 40 minutos para assar.



Quando a carne estiver no ponto, retire-a do forno e deixe-a descansar por 10 minutos, ainda coberta pelo papel alumínio. Isso fará com que os sucos presentes no seu interior se distribuam de forma homogênea, preservando não só o sabor da carne, mas também irá garantir a maciez e a suculência da peça. Fatie em seguida.
Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!