1 de julho de 2015

Bolo ou pão, eis a questão: Bolo-Pão de Abobrinha


Se tem uma coisa que eu aprecio muito em certas culinárias, é a mescla de sabores inusitados. Doce com salgado, carne com peixe, cítrico com amargo, e por aí em diante. Em uma viagem que fiz recentemente, me encantei com um pão que serviam no café da manhã do hotel: ele era salgado, tinha a textura de bolo, levava abobrinha na massa e o sabor era adocicado. É, falando assim parece uma porcaria ruim, mas não é. Dia desses, buscando inspirações e ideias para elaborar algumas receitas, conheci o site da revista Bon Appétit. Fuçando, achei uma receita daquilo que me soava familiar. A aventura de hoje parece estranha, mas ju-ro que vale a pena: Bolo-Pão de Abobrinha.


Olhei a minha agenda e, por sorte, já tinha uma data marcada e uma desculpa para testar a receita. Para os que não sabem, sábado é o dia oficial da "festinha" da minha família. Na verdade, é o dia em que todos os meus tios se reúnem na casa da minha tia para tomar um chá de tarde e conversarem fofocarem sobre os últimos "causos". De lei, todos se programam e esperam ansiosamente para o dia mais gordo e barulhento da semana.

O bom de fazer essas receitas e levar para a minha família, é que todos eles são bem sinceros. Tipo, BEM SINCEROS MESMO. Quando um não gosta, não tem frescura na hora de dizer o que não agradou. Conheço pessoas que se ofenderiam profundamente pela total honestidade, já eu, não ligo. Assim eu fico sabendo se a receita é boa e se vale a pena ser compartilhada. Resumindo, se ela está aqui hoje é porque foi aprovada previamente por jurados bem severos.



Quando peguei a receita original, fiz uma ou outra alteração. Claro que essa é uma daquelas receitas que não só podem ser alteradas, como também permitem que o leitor/cozinheiro dê o seu toque pessoal. Eu alterei de acordo com o meu paladar. Um pouco menos de abobrinha, eliminei as nozes, desisti de misturar a aveia, aumentei a quantidade de sal e reduzi a quantidade de açúcar. No final, fiquei bem feliz com o resultado.


Ah! Se você está surpreso (ou confuso) com o fato de levar abobrinha e açúcar, relaxe. A abobrinha não tem muito gosto, então o papel dela é basicamente o de enriquecer a massa e de dar umidade ao pão. Falando em pão, isso também leva a outra discussão: o que é um pão para os americanos, tem muito mais gosto e textura de um bolo. Quer saber? Acho que só experimentando para entender de fato do que se trata essa receita peculiar.



Topa o desafio?

Para duas formas de bolo inglês (24cmx10cmx5cm):
  • 3 xícaras de chá de abobrinha ralada crua (usei uma grande e uma bem pequena)
  • 4 ovos (se forem grandes, utilize 3)
  • 1 xícara de chá de óleo vegetal
  • 1 xícara de chá de açúcar orgânico (açúcar branco reduza para 3/4)
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 3 xicaras de chá de farinha de trigo
  • 1 e ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • ½ colher de chá de fermento químico
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Q/N de aveia em flocos para finalizar
  • Q/N de óleo para untar
  • Q/N de papel manteiga

Prepare as formas. Unte-as com óleo e forre com papel manteiga. Reserve.



Pré-aqueça o forno a 180º.

Rale a abobrinha com a ajuda de um ralador. Reserve.


Em um bowl, misture todos os ingredientes secos: a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e a canela em pó. Reserve.


Em um outro bowl, misture com um fouet o açúcar mascavo, o açúcar orgânico, os ovos, o óleo e a baunilha. É importante que a mistura fique bem homogênea, com todos os ingredientes bem incorporados.



Incorpore a mistura líquida aos secos. Delicadamente e com um fouet, deixe a mistura bem uniforme. Certifique-se que a massa fique homogênea e sedosa, sem pelotas de farinha.


Quando a massa estiver bem homogênea, junte a abobrinha ralada e mais uma vez, mexa delicadamente.



Preencha ⅔ de cada forma com a massa. Como ela vai crescer, é importante que as formas não fiquem muito cheias para não correrem o risco de transbordarem. Finalize com flocos de aveia. Leve para assar por 50 minutos. Lembre-se que o tempo pode variar de acordo com cada forno, portanto, quando passar 40 minutos, veja como está o ponto do seu bolo-pão.








Dica: abuse dos toppings tradicionais como cream cheese, geleias e manteiga.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!