4 de setembro de 2015

Mineirices: Bolo de Coco com Queijo


Já perdi a conta de quantas vezes eu comentei sobre as habilidades culinárias de ambas as minhas avós, sobre os quitutes maravilhosos que elas faziam e, claro, sobre como elas são fonte de inspiração até hoje. São tantas receitas maravilhosas pertencentes à família que, de uma vez por todas, decidi aprender uma por uma. A mescla de pratos mineiros e paulista é grande e das boas! Tem torta de frango e camarão, cuscuz paulista, croquetes de carne, rosbife, bolo de milho, broa de fubá, pernil assado, e muito mais! Ao iniciar a montagem do caderno de receitas da família Morais-Muller, comecei pelo meu xodó mineiro: Bolo de Coco com Queijo.



Por parte de mãe, a única que sabe todas as receitas da minha avó é a minha tia. Minha mãe tem uma ou outra receita anotada, o que não ajuda muito. Meu pai, bom, meu pai gosta de comer e não de cozinhar, o que coloca a minha outra tia como a guardiã das receitas do outro lado da família. Ponto em comum dessa história: as duas têm tudo de cabeça. Isso gera um grande problema, pois, se acontecer qualquer coisa com uma delas, as receitas correm o risco de se perderem completamente (e para sempre!). Além disso, tem um outro ponto que me incomoda bastante: quando eu tenho vontade de comer algo que só elas sabem fazer, eu tenho que pedir. Complicado, minha gente.



Para dar o start no meu projeto pessoal, escolhi o bolo de coco com queijo da minha avó Julia. Além de ser uma coisa que não comia há muito tempo, esse é o tipo de comida que me traz muitas lembranças boas. O cheiro que o bolo exala enquanto assa, é exatamente igual ao que eu sentia na cozinha dela. Para completar, consigo me lembrar e sentir perfeitamente o cheirinho bom de café fresco passado no coador. Assim como Proust que ao comer uma madeleine lembrava da sua tia, eu como esse bolo e lembro da cozinha do minha avó. 



Agora, você deve estar se perguntando porquê raios tem queijo em um bolo de coco doce. Bom, a única explicação que tenho é que a minha avó era mineira e ela colocava queijo em absolutamente tudo: pamonha, bolo de fubá, queijadinha, tudo com queijo. Se você está preocupado com o sabor, fique tranquilo. Como a receita pede açúcar e leite de coco, no final das contas, a presença do queijo fica bem sútil. Do meu ponto de vista, é o toque perfeito para quebrar o doce. Se você está muito desconfiado, pode substituir a quantidade de queijo por coco ralado que a receita continuará tão boa quanto.


Já coloque o café para passar, e vem comigo!

Para duas formas retangulares (24cmx10cmx5cm):
  • 2 xícaras de chá açúcar
  • 3 xícaras de chá farinha de trigo
  • 3 ovos grandes (em temperatura ambiente)
  • 200ml de leite de coco (uma garrafinha)
  • 1 xícara de queijo ralado* (é opcional, se quiser troque o queijo por coco ralado)
  • 1 xícara de coco ralado
  • 100g de margarina (aproximadamente 2colheres cheias de sopa)
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • 1 pitada de sal
  • Óleo para untar
Prepare as assadeiras. Se você não tiver assadeiras de bolo inglês, faça em uma redonda, ok? Unte com óleo e enfarinhe com um pouco de farinha. Reserve.

Separe as gemas das claras. Reserve.


Em uma batedeira, junte o açúcar, as gemas e a margarina. Bata até formar um creme esbranquiçado e homogêneo.



Acrescente o leite de coco e bata novamente.


Em seguida, peneire a farinha sobre a massa e bata bastante. Comece em velocidade baixa para incorporar a farinha à massa com delicadeza. Em seguida, adicione o coco ralado e o queijo ralado, aumente a velocidade e bata por aproximadamente 4 minutos. Se a massa ficar muito consistente, adicione um pouco de leite.



Pré-aqueça o forno à 200º.

Bata as claras em neve com um pouco de sal. Deixe o ponto firme.


Adicione as claras delicadamente à massa, mexendo de baixo para cima. Por último, adicione o fermento e misture.



Preencha as formas com a massa e leve ao forno por 40 minutos. Lembre-se que esse tempo varia de forno para forno, ok? Desenforme o bolo com ele ainda morno.


Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

3 comentários:

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!