8 de setembro de 2015

Domingo em família: Fusilli Tricolore com Abobrinha, Queijo Brie e Crispy de Presunto Crú


A cada final de semana que passa, eu tenho a leve sensação certeza de que a minha família conta comigo para fazer algo - o almoço, o jantar, a sobremesa ou qualquer outra coisa que seja de comer. De acordo com a minha mãe, a culpa é inteiramente minha. Desde que comecei com o blog, encontrei nos finais de semana o tempo suficiente para testar todas as minhas receitas. Resultado: deixei uma família inteira mal acostumada e agora não tenho mais para onde fugir. Domingo passado, só para variar, a missão do almoço ficou comigo novamente: Fusilli Tricolore com Abobrinha, Queijo Brie e Crispy de Presunto Crú.


Por mais simples que a receita seja, ela exigiu técnicas de camuflagem que nem o exército brasileiro conhece. Morro de vergonha de contar esse tipo de coisa, mas aqui em casa o pessoal é fogo quando o assunto é comida. Quando eu compro alguma coisa com o intuito de colocar em uma receita e sei que pode agradar os outros, eu tenho que esconder. É minha gente, esconder. Escondo senão o meu pai pega para colocar no aperitivo ou meu irmão ataca quando vem nos visitar. O pior é que ninguém avisa, e aí eu acabo descobrindo sempre em cima da hora. Já acostumadas com isso, eu e minha mãe descobrimos um universo de possibilidades dentro da geladeira: um alface vira um ótimo objeto camuflador, a gaveta dos legumes é um compartimento secreto, a caixa de leite vira uma parede e por aí vai. Se não tiver criatividade, as coisas somem da geladeira sem deixar vestígios.


Eu já queria fazer uma massa com queijo brie há algum tempo, mas os pedaços de queijo que eu comprava com antecedência - leia, sexta-feira pré final de semana - nunca conseguiram resistir mais que um ou dois aperitivos. Por algum motivo intervenção divina, o último pedaço comprado conseguiu resistir e chegou inteiro no domingo. Inteiro mesmo, sem nenhuma fatia cortada. Como um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar, eu entendi o sinal: era agora ou nunca. Claro que junto com o brie, também estava o presunto crú. Intacto. É, eu realmente não podia desperdiçar a chance.

Honestamente, essa é uma daquelas receitas que não tem erro. Acho que a probabilidade de misturar macarrão com queijo brie, presunto crú, abobrinha e creme de leite é, praticamente, nula. Minha gente, só tem coisa boa nesse balocobaco! Para os que não estão acostumado, o queijo brie deixa um gosto bem marcante e acaba imperando um pouco no prato. Como eu acho esse sabor maravilhoso, na próxima eu vou tentar com camembert. Acredito que o resultado deve ser maravilhoso! Coloquei abobrinha porque esse é um legume bem versátil e que vai super bem com queijo brie. No entanto, nada impossibilita mudar para outro legume de sua preferência. A única dica que eu dou e: preste atenção nos sabores para ver se eles harmonizam entre si.


Escolha uma boa massa curta e vem comigo!

Para 6 pessoas:
  • 500g de fusilli tricolore grano duro (ou qualquer outra massa curta)
  • 5 abobrinhas italianas médias
  • 300g de creme de leite (uma lata)
  • 1 cebola média picada
  • 300g de queijo brie
  • 100g de queijo parmesão ralado (um pacotinho)
  • 150g de presunto crú
  • 1 colher de sopa de manteiga com sal
  • Um fio de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Q/N de água para o cozimento do macarrão
Comece pelo crispy de presunto crú. Pique as fatias em tiras e, em uma frigideira quente, frite o presunto crú. Eu não coloquei azeite porque a carne é relativamente gordurosa. Se você sentir que a sua frigideira perdeu a anti-aderência ou a carne começou a grudar, não hesite em colocar um fio de óleo/azeite. Frite até a cor do presunto ficar escura e a textura crocante. Reserve.



Pegue o pedaço de queijo brie e pique em quadrados ou pequenas fatias. Não tire a casca, ok? Reserve.

Em seguida, passe para as abobrinhas. Lave-as bem e fatie-as com a ajuda de um mandolim em finas rodelas. Reserve.

Pique a cebola e reserve.

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga com um fio de azeite. Em seguida, refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione as abobrinhas e refogue até que as rodelas estejam murchas. Desligue o fogo e reserve.




Pegue metade das abobrinhas refogadas e bata no liquidificador com o creme de leite e o parmesão ralado. Você vai obter um creme bem espesso. Reserve.

Cozinhe o macarrão em água fervente, salgada e com um fio de azeite. Preste bem atenção para não passar do ponto, afinal, queremos uma massa bem al dente. Quando o macarrão estiver pronto, escorra e separe um pouco da água do cozimento. Misture as abobrinhas refogadas, o creme de abobrinha e o queijo brie. Se a consistência estiver muito espessa, adicione pouco a pouco a água do cozimento. Acerte o sal e a pimenta do reino. Finalize com o crispy de presunto crú por cima.

Dicas: escolha um bom vinho branco seco ou um rosé para acompanhar o prato. Se quiser um sabor ainda mais marcante, finalize com manteiga trufada ou uma trufa ralada na hora.

Bon Appétit!

Bisous,
Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!