7 de outubro de 2015

Menos é mais: Bolo de Limão com Semente de Papoula


Quando eu era pequena mini, conseguia distinguir apenas dois tipos de bolo: os fofinhos que eu comia na casa da minha avó Julia, e os de aniversário. Eu fazia parte do seleto grupo de crianças que nunca aceitava um pedaço depois do parabéns porque tinha sérios problemas com o excesso de confeitos, recheios e coberturas. Não conseguia entender como era possível alguém gostar de toneladas de chantilly, marshmellow, cerejas em calda etc., ao invés de preferir um bolinho comum de laranja, cenoura ou chocolate. Relembrando a minha infância, hoje é dia de trazer um bolo super fofo, simples e deliciosamente despretensioso: Bolo de Limão Siciliano com Sementes de Papoula. 


Quando visitava a minha avó e via que ela estava assando um bolo, logo pedia um copo de leite frio para acompanhar o meu pedaço. Como eu não aguentava esperar esfriar, insistia até ela ceder e cortar o bolo para que eu pudesse comer. Como ainda estava quente, o leite gelado tornava o momento ainda mais gostoso. Por incrível que pareça, esse é um dos poucos hábitos que eu mantive depois que cresci na idade. Hoje em dia, dificilmente eu bebo leite, mas quando eu vejo um pedaço de bolo fofo, eu não consigo resistir. Por mais bobo que pareça, é durante esses momentos que eu me lembro daquela cozinha cheirando à bolo assado. Acho que esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto do bolo caseiro, fofinho, simples. Para mim, essa é  a prova de que as vezes precisamos de muito pouco para nos satisfazer.


Há alguns anos começou o boato de que a Anvisa tinha proibido a comercialização da papoula. Veja bem, pode até ser um pouco complicado de achar as benditas, mas ao contrário do que dizem elas são legais. A grosso modo, da papoula são extraídas tanto as sementes quanto substâncias próprias para desenvolver medicamentos opiáceos. Para esses medicamentos, é extraído o ópio que, mal utilizado, é utilizado como material narcótico. Contra a produção de morfina, codeína e outros, a Anvisa desenvolveu uma lei que complicou um pouco a importação do produto. Por conta disso, as sementes sumiram do mercado e criou-se o grande mito de que elas eram proibidas. A grande verdade é que procurando e pagando um pouquinho a mais, você consegue achar e se deleitar com receitinhas especiais!


A papoula pode até parecer dispensável já que ela não agrega nenhum sabor ao bolo. Mas, não é bem assim. O lance de adicionar as sementinhas é a experiência sensacional que é gerada enquanto comemos. Como ela é bem crocante, acaba trazendo bastante textura em meio à fofice da massa - isso sem falar da diversão que é sentir as sementinhas explodindo na boca. Além disso, visualmente falando, dá um toque super especial por deixar o  bolo com uma aparência delicada e ao mesmo tempo instigante.


Fouet à mão, e vem comigo!

Para um bolo:
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (200g)
  • 1 xícara de chá de açúcar (225g)
  • 3 ovos em temperatura ambiente
  • ½ xícara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente (115g)
  •  ½ xícara de chá de buttermilk
  • 1 ½ colher de chá de fermento
  • 2 colheres de sopa de sementes de papoula
  • 4 colheres de sopa de suco de limão siciliano
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de 2 limões sicilianos

Em velocidade média, bata o açúcar com a manteiga até formar uma pasta clara e homogêneo.

Bata os ovos levemente e acrescente à pasta de manteiga com açúcar. Adicione as raspas de limão.


Em seguida, acrescente o buttermilk e o suco de limão, e bata novamente até incorporar bem todos os ingredientes. A sua massa vai talhar por conta do suco de limão, não se preocupe e não se desespere achando que algo desandou!


Passa a farinha, o sal e o fermente por uma peneire e, aos poucos, adicione à massa de ovos. Fora da batedeira e com a ajuda de um fouet, incorpore delicadamente os secos ao líquido até formar uma massa bem lisa e homogênea. Certifique-se de que desmanchou todos os possíveis grumos.


Por último, acrescente as sementes de papoula e mistura mais uma vez delicadamente.

Espalhe a massa em uma assadeira previamente untada e enfarinhada. Asse me forno pré-aquecido à 200º por 40 minutos. Certifique-se de que o bolo está cozido fazendo o teste do palito. Lembre-se que o tempo varia de forno para forno, ok?

Dica: coloque fatias de limão na grelha para enfeitar, ou faça uma calda com açúcar de confeiteiro e suco de limão para espalhar por cima do bolo já assado.

Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!