1 de outubro de 2014

Meio a meio: Bruschettas Cremosas de Abobrinha e de Queijo Brie com Damasco



Gosto muito de receber amigos em casa, e quando o faço procuro preparar comidinhas que agradem todas as pessoas presentes. Nem sempre é fácil de atender todo mundo, portanto, busco receitas práticas que não me façam perder muito tempo ou ter muito trabalho.  Comecei a semana com uma receita de clericot, certo? Pois bem, no post eu disse que para ter êxito bastava servir a bebida com alguns petiscos gostosos que estava tudo certo. Para o social que eu fiz sexta-feira passada, eu decidi preparar uma coisa que todo mundo gosta: bruschettas.


Em encontrinhos como esses, sempre me pedem para preparar as bruschettas de abobrinha cremosa. Esse sabor foi o típico improviso que deu certo. Uma vez, reuni alguns amigos e me programei para fazer uma bruschetta desconstruída, no entanto, no dia, eu tive a adorável not surpresa de que só havia um tomate na geladeira. Como sempre temos abobrinhas e cream cheese, improvisei do jeito que dava. No final das contas, deu super certo. Toda vez que tem algo em casa, pela menos uma fornada delas é requisitada.


O ponto é que dessa vez uma das minhas convidadas não comia abobrinha. Quando pedi para ela provar enquanto acertava o sal, descobri a sua repulsa pelo legume. Entrei em pânico. Já eram dez horas da noite, todos estavam com fome e de novo, não tinha tomates na geladeira. Mais uma vez, o jeito foi improvisar. Aproveitei que tinha comprado um belo pedaço de brie e achei que seria uma boa utilizá-lo. Frutas secas não faltam no meu armário e eu sempre gostei da combinação “queijo brie e damasco”. Então, por quê não colocá-los juntos em uma bruschetta? Sucesso pessoal! E o mais legal: foi fácil pra cacete.


Vem comigo!

Para 17 bruschettas (abobrinha e brie com damasco):
  • 1 filão de pão italiano
  • 2 abobrinhas médias
  • ½ cebola pequena picada
  • 75g de cream cheese (meio pote)
  • ½ xícara de chá de parmesão ralado + para finalizar
  • 6 damascos
  • 6 fatias de brie
  • Q/N de leite
  • Q/N de azeite
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Lave as abobrinhas e rale com a ajuda de mandolim e finas rodelas. Reserve.


Em uma frigideira, coloque uma boa quantidade de azeite e quando esquentar refogue a cebola em fogo médio. Refogue até a cebola queimar um pouco.



Adicione a abobrinha e refogue até murchar completamente.


Junte o cream cheese e espere derreter. Caso esteja muito grosso, coloque pouco à pouco o leite até ralear o molho.


Adicione o queijo ralado e misture. Acerte o sal, a pimenta e reserve.


Pré-aqueça o forno à 200º.

Pique os damascos e reserve.


Disponha os pães em uma forma, derrame um fio de azeite sobre eles e coloque-os no forno por 7 minutos. Retire.

Coloque um pouco de recheio de abobrinha sobre as fatias de pão e finaliza com um pouco de parmesão ralado. Para as de brie, cubra cada fatia de pão com um pedaço de queijo e no centro, coloque os damascos picados. Leve ao forno por mais 7 minutos.



Bon Appétit!

Bisous,

Mariana Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Ele é essencial para nós!